W3C

Em conformidade com:

CDS VELHO CHICO inicia a implantação do primeiro banco de alimentos consorciado do Brasil.
24/04/2023

Durante o ano de 2021 o Consórcio Velho Chico, através de sua equipe técnica, conheceu a dinâmica do funcionamento dos Bancos de Alimentos, por meio de experiências exitosas no Sudeste e Nordeste brasileiro. Trata-se de uma estrutura de combate à fome, que no mundo todo vem assumindo múltiplas funções, inclusive com destaque durante a pandemia ao atender milhões de pessoas em estado de insegurança alimentar.

No Brasil, os Bancos de Alimentos são importantes promotores do acesso a alimentação saudável e bem planejados podem gerar renda e desenvolvimento sustentável, causando impactos sociais econômicos nos municípios em que atuam.

Assim, nasceu o projeto Banco de Alimentos do Consorcio Velho Chico, hoje Convênio 919048/2021 junto ao MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária – e agora MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.  E agora trazendo todos os benefícios que são naturais ao seu funcionamento, mas que ao ser desenvolvido de forma consorciada e solidária, traz inovações peculiares que certamente será referência para o nosso Estado da Bahia e para o Brasil, especialmente com a política de retomada do direito humano a alimentação e o fortalecimento da agricultura familiar.

O objetivo a ser alcançado é o de promover a valorização da socio biodiversidade local e a segurança alimentar e nutricional nos municípios do Território Velho Chico, apoiando as cadeias produtivas do maracujá, umbu, mandioca e outras, e a implantação de mini bancos de alimentos comunitários através da realização de mapeamentos, planos de adequação e ação, aquisição de equipamentos e insumos, capacitações, oficinas e visitas técnicas.

Público Alvo: agricultores familiares (agricultores familiares, indígenas, quilombolas e assentados) e pessoas em insegurança alimentar e nutricional.

Atividades:

• Implantar 09 mini bancos de alimentos comunitários;
  • Estruturar a produção dos produtos;
  • Estruturar espaços para comercialização dos produtos da socio biodiversidade local
  • Fomentar a criação de espaços de consumo de alimentos locais e de origem conhecida, objetivando fortalecer a economia local e circular
  • Promover a integração entre atividades agrícolas e não agrícolas – turismo rural
  • Incluir os produtos da socio biodiversidade local no PAA e PNAE
  • Ampliar o volume de compras dos produtos da socio biodiversidade supracitados que já estejam sendo comercializados;
  • Estruturar a coleta urbana de alimentos;
  • Promoção do beneficiamento mínimo de produtos da socio biodiversidade, visando gerar fluxos econômicos para o Território;
  • Diferenciar os produtos com a utilização do Selo Nacional da Agricultura Familiar – SENAF;
  • Promover ações que possibilitem os municípios do Território alcancem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O projeto já se encontra em fase de execução, onde todos os imóveis indicados para a possível implantação dos minibancos já foram visitados pela equipe do Consórcio Velho Chico e da consultoria, em seus respectivos municípios, com subsequente elaboração de proposta de adequação. As propostas já foram elaboradas e encaminhadas aos municípios, e já sendo executadas.  Os equipamentos já foram adquiridos, e serão entregues aos municípios. Também acontecerão capacitações, oficinas e visitas técnicas.

Responsáveis: MAPA – MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO / MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – CDS VELHO CHICO- TERRITÓRIO DO VELHO CHICO- PREFEITURAS MUNICIPAIS

Autor:

O que você achou da nossa página ?